thumb_img
28 de março de 2021 | 

Serafina Corrêa

ECONOMIA

Por: Solange Maria Soccol

Fonte: Luiza Marin Cervieri
* 26 de setembro de 1907
+ 09 de janeiro de 2007


Receita maior de todos os municípios: Muçum, Esperança, Casca, Marau … (Ao longo dos anos, diversos distritos deixaram de pertencer a Guaporé. Com a instalação do município de Marau, em 1954, perdeu seu 7° distrito, o de Maria (posteriormente, município de Vila Maria), além de Casca, Evangelista e São Domingos do Sul, que formariam o município de Casca. Em 1959, emancipou-se de Guaporé o distrito de Muçum, em 1960 o distrito de Serafina Corrêa e, mais recentemente, em 1987, o município de Dois Lajeados). (Fonte:site Prefeitura Guaporé- História)

Um trabalho intenso e previdente, confiando no sol e esperando sempre, dos céus, a chuva. Na fase do trigo, surgiram os moinhos movidos a água, seguindo a arquitetura rural. Na fase da uva, surgiram os processamentos de vinho artesanal. Na fase do milho, com uma economia de subsistência, surgiram produtos para a alimentação e criação de animais. Anos mais tarde, houve a expansão dessas culturas e então surgiram os grandes moinhos, as grandes vinícolas, intensificou-se a agropecuária e sempre, em cada amanhecer e entardecer, o olhar para as nuvens no horizonte. E ali seguiram em diante porque naqueles dias de tanto trabalho foi que a nova natureza e cultura/costumes se casaram: o dever cumprido dos nossos primeiros habitantes.
Segundo depoimentos, a antiga Cooperativa Cervieri, depois Sociedade Estrella, teve a ajuda de italianos de Milão para a instalação do moinho de trigo. A Sociedade Estrella tinha moinhos de milho, descascador de arroz, criação de aves e suínos em grande escala; indústria de vinho branco, tinto rosado e sucos de uva da marca Brilhante; alambique para a fabricação de graspa; fábrica de queijo tipo parmesão; loja de secos e molhados; oficina, ferraria, bomba de gasolina, estabelecimento bancário e transporte de cargas com uma grande frota de caminhões que iam semanalmente a Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.
Dentre os itens citados acima, o que mais marcou a história do comércio de Serafina Corrêa foi a Fábrica de Vinhos Brilhante, primeira no ramo, no município.
A Cooperativa, depois Sociedade Estrella foi fundada em 1921 por Aníbal Fornari e Francisco Pan, sendo conselheiros Achilles Cervieri, Narciso Zilio, Antônio Meneghello, Luiz de Barba e Bastian Tecchio. Oito anos depois, como Sociedade Estrella Guaporense Ltda, passou a ser administrada por Fioravante Cervieri e José Zílio. Tinha 120 sócios.