thumb_img
25 de julho de 2020 | 

Serafina

Carreiro

POR: Solange Maria Soccol


Serafina Corrêa tem na sua geografia interna variações profundas, caracterizadas por manifestações  de uma história rica e multiforme.

Voltando à administração do Prefeito Egydio Chiarello que comprou, nos anos 70,  100.000m2 de área no Carreiro, o que poderia ser feito nos anos 80, existindo essa área  que poderia ser modelo representativo do turismo sem chaminés e modificar a paisagem, transformando o local em lazer por excelência?

O rio Carreiro era já local turístico desde antes dos anos 70, onde as famílias iam para lazer e descanso, mas no lado que pertencia à cidade de Nova Bassano. (A ponte que separa os municípios foi construída em 1968, pelo então Prefeito Guerino A.Massolini).

No lado de Serafina Corrêa, uma ilha  na curva perto da ponte permitiu a grandeza do atual Camping Carreiro. O Prefeito Sérgio Antônio Massolini, o ousado idealizador, mudou a paisagem : aterrando o espaço, plantando árvores, fazendo uma completa infraestrutura, bares, restaurantes, belíssimo pórtico de Bem-Vindo e um Clube, onde grandes shows eram realizados: Belchior, Dante Ramon Ledesma, entre outros. Foi criada a Odisseia do Carreiro: motonáutica, canoagem, Jet Sky,  prêmio lambari, quadras de areia para a realização de vôlei, futebol, áreas onde são realizados campeonatos de bochas, área de camping e lazer, e uma imensa  pista para campeonatos a nível estadual de MotoCross e depois, os rodeios.

Com alojamento para a Brigada Militar e salva-vidas, foi um tempo memorável para as exigências morais e civis do povo.

Os anos 82/88 foram um percurso de estímulos e preciosas ideias onde avançaram as esperanças e permaneceram restringidos os medos e inseguranças. Apresentações de Grupos de danças, grupos de canto, a famosa ‘Garôta Verão’, tudo controlado nas casinhas brancas, que pareciam de princesa e serviam para informações turísticas, venda de artesanato e controle das barracas, das vendas de bebida, do aluguel dos bares… Todo final de semana se contava com cinco a dez mil turistas.

O desenvolvimento que hoje conhecemos  é resultado da liberação do potencial de um empreendedor que nos permitiu uma nova realidade social, inovando sempre com o espírito de relacionamento comunitário, de iniciativas com visão homogênea numa constante de envolver a todos na mesma identidade sócio/cultural.